CEN 2011 exibe obras de 15 países no Panorama de Festivais Internacionais

Mostra apresentará mais de 30 curtas-metragens vindos de festivais de cinema, vídeo, artes visuais, media art e cultura digital da Alemanha, Portugal e Espanha

 

O CineEsquemaNovo 2011- Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) terá em sua sétima edição, que será realizada entre os dias 23 e 30 de abril, uma amostra de algumas das obras mais interessantes e instigantes inseridas no contexto da produção audiovisual ligada às artes visuais e à experimentação. A Mostra Panorama Festivais Internacionais, com curadoria dos sócios do CEN Alisson Avila e Ramiro Azevedo, exibirá programas especiais de quatro festivais europeus: Transmediale e European Media Art Festival, ambos da Alemanha, Temps D’Images Portugal (Portugal) e Semana de Cine Experimental de Madrid (Espanha). Estes festivais firmaram parceria com o CEN para apresentar no Brasil alguns dos melhores filmes em curta-metragem exibidos em suas últimas edições.

Entre os mais de 30 filmes dos diferentes programas que compõem este Panorama Internacional, destacam-se “Silêncio”, de F.J. Ossang, premiado em Cannes e inédito na América Latina; “The End of a Love Affair”, co-dirigido por João Fiadeiro e Pedro Costa – este, um dos grandes nomes do cinema contemporâneo no mundo; “Curso de Silêncio”, de Miguel Gonçalves Mendes (diretor do documentário “José e Pilar”); ”Rip in Pieces America”, que apresenta uma coletânea de vídeos banidos da internet em função do seu conteúdo; e “After the Empire”, uma sátira em que diversos personagens da cultura pop, como Marylin Monroe e Elvis Presley, aparecem em espécies de “esquetes” trágicos, cômicos e absurdos.

A iniciativa de trazer para o Brasil estes programas especiais, de diferentes festivais europeus, é mais um passo na consolidação do caminho trilhado pelo CineEsquemaNovo desde o seu princípio e até esta sétima edição. Em sintonia com importantes eventos associados às vanguardas artísticas e ao cruzamento entre cinema e artes visuais, o CEN reafirma com este Panorama Internacional o seu foco de interesse: valorizar a criatividade, a inovação, a surpresa e a experimentação no manejo da linguagem audiovisual.

Estes princípios são pontos comuns entre diversos festivais de cinema e vídeo em todo o mundo, e vêm inclusive se tornando atraentes também para eventos de cinema voltados à cinematografia mais “tradicional” – que parecem notar, aos poucos, que a experimentação e as vanguardas se situam cada vez menos no plano da utopia e do virtual e estão efetivamente cada vez mais materializadas na arte contemporânea.


Saiba mais sobre os festivais convidados
e os filmes que serão exibidos de cada um deles:

Transmediale

Festival de arte e cultura digital sediado em Berlim, o Transmediale já teve 25 edições. Além de janela para exibição de obras audiovisuais, o Transmediale se apresenta também como um fórum de comunicação para artistas, profissionais de mídia e um amplo público interessado nas artes. Sua programação inclui exibições, conferências, performances ao vivo, apresentações artísticas e uma variedade de eventos por toda a capital alemã.

Apesar de ter começado como um festival de videoarte, aos poucos o Transmediale passou a abarcar um amplo espectro de formas artísticas multimídia. Ao tratar a cultura digital não mais como um terreno avant-garde, o festival passou a focar os seus programas não nas últimas novidades tecnológicas, mas no uso real que as pessoas fazem desta tecnologia.

Como festival de arte e cultura digital, o Transmediale apresenta posições artísticas avançadas, refletindo o impacto sociocultural das novas tecnologias. Busca práticas artísticas que não apenas respondam aos desenvolvimentos científicos ou técnicos, mas que tentem moldar a forma como pensamos e experimentamos estas tecnologias. O Transmediale entende as tecnologias midiáticas como técnicas culturais que precisam ser abraçadas de forma a compreender, criticar e formar a nossa sociedade contemporânea, e por isso busca colocar em crise a identidade do “futuro”.

Em 2010, apresentou trabalhos produzidos em várias mídias, reafirmando a sua proposta de se voltar ao avanço e ao desenvolvimento experimental da prática artística, com foco no vídeo como meio de expressão artística e cultural. Nesta sua última edição, o Transmediale buscou examinar 2010 como um ano que foi sinônimo de “imagens passadas do futuro”. Assim, todos os oito vídeos selecionados para o programa competitivo – e que ganharão exibição no CineEsquemaNovo 2011 –  se valem de um vasto repertório de narrativas performativas e técnicas de sampling para investigar que noções de futuro seriam essas.

Programa do Transmediale que será exibido no CineEsquemaNovo:

- After the empire, de Elodie Pong (2008 – 14:00 – Suíça)
- Dear adviser, de Vincent Meessen (2009 – 8:00 – Bélgica)
- Heroes no longer, de Sun Xun (2008 – 9:00 – China)
- Speech Bubble, de Adam Leech (2008 – 5:00 – Bélgica)
- Le nouveau OMIZA, de Hörner & Antlfinger (2007 – 6:00 – Alemanha)
- Hypno project, de Doug Fishbone (2009 – 13:00 – Reino Unido)
- Murphy, de Bjørn Melhus (2008 – 4:00 – Alemanha)
- Rip in pieces America, de Dominic Gagnon (2009 – 21:00 – Canadá)

 

Frame de "After the empire"

European Media Art Festival

O European Media Art Festival (EMAF) acontece anualmente na cidade alemã de Osnabrück desde 1991, e tem como proposta ser um fórum internacional de media art e um laboratório aberto para experimentos artísticos e criativos. Espaço vibrante de encontro entre artistas, curadores, emprestadores de obras, donos de galerias e do público especializado, o EMAF tem desempenhado papel fundamental no estabelecimento de temas, estéticas e de uma “agenda” da media art.

Em sua última edição, o festival voltou suas atenções às obras híbridas, que avançam no delicado e lúdico jogo que envolve a reutilização de material de arquivo. No fim das contas, remixar imagens midiáticas evoluiu para uma cultura digital mundializada de adaptação criativa e para o princípio fundamental da cultura na arte digital.

Na edição de 2010, European Media Art Festival teve como tema “Histórias Pessoais”. O programa que será exibido no CineEsquemaNovo tem 80 minutos e apresenta obras que lidam com temas como história, narrativas e memórias individuais. São oito filmes, incluindo alguns dos premiados da última edição do EMAF.

Programa do EMAF que será exibido no CineEsquemaNovo:

- Cómo dibujar animales tristes…, de Pere Ginard & Laura Gines (2009 – 4:34 – Espanha)
- Tree of forgetting, de Dan Boord & Luis Valdovino (2009 – 8:43 – Estados Unidos)
- Nacht um Olympia, de Timo Schierhorn (2009 – 15:00 – Alemanha)
- Tri-ger, de Eitan Efrat & Sirah Foighel Bruttmann (2009 – 9:00 – Israel, Holanda e Bélgica)
- Red herring, de Nico Herbst (2009 – 7:14 – Estados Unidos)
- 5 lessons and 9 questions about Chinatown, de Shelly Silver (2010 – 10:00 – Estados Unidos)
- Film for above the sofa, de Daniel Kötter & Hannes Seidl (2009 – 11:37 – Alemanha)
- Sisäinen lähiö (Suburb Within), de Pekka Sassi (2009 – 11:20 – Finlândia)

 

Frame do filme "Red Herring"

Semana de Cine Experimental de Madrid

Realizada há 20 anos, a Semana de Cine Experimental de Madrid surgiu do desejo dos seus realizadores de organizar um festival que exibisse filmes clássicos e contemporâneos na linha de artistas vanguardistas como Marcel Duchamp, Man Ray, Fernand Léger, Guy Maddin e Richard Newton: obras que apresentassem rasgos criativos como marca distintiva, que fossem desconcertantes e sugestivas. Bem-recebida por pesquisadores e historiadores e ignorada pela grande mídia em suas primeiras edições, a Semana de Cine Experimental de Madrid floresceu em um contexto de interesse por parte do público, além destes pesquisadores e historiadores, por produções audiovisuais de vanguarda. Um dos objetivos do festival em seus primórdios era exibir obras que circulavam apenas em videotecas e cineclubes, e também abrir espaço para a expressão de cineastas que questionavam seu próprio cinema e assim realizavam obras transgressoras e radicais.

Do crescimento e da consolidação da Semana de Cine Experimental de Madrid resultou a ampliação da sua programação, que com os anos passou a ter novas mostras e se abrir a áreas como a publicidade e os filmes baseados em efeitos visuais, bem como a incluir publicações de livros, seminários, oficinas e outras atividades educativas e de formação de público.

Do total de dez filmes da Semana de Cine Experimental de Madrid que serão exibidos no CEN, seis ganharam importantes prêmios na última edição do festival espanhol, em categorias como melhor filme (“Primeira e última”), prêmio especial do júri (“Fábrica de muñecas” e melhores efeitos audiovisuais (“Exlibris”).

Programa da Semana de Cinema Experimental de Madrid que será exibido no CineEsquemaNovo:

- Prvni a Posledni (Primeira e última), de Leigh Anthony Dehaney (2010 – 10:00 – República Checa)
- Fábrica de muñecas, de Ainhoa Menéndez Goyoaga (2010 – 11:00 – Espanha)
- Cristales, de Patricia Gil Sanz (2009 – 7:16 – Espanha)
- Exlibris, de María Trénor (2009 – 14:00 – Espanha)
- Llegando al cielo, de María Silvia Esteve (2009 – 9:24 – Argentina)
- Seer’s catalogue, de Dave Griffiths (2009 – 8:00 – Reino Unido)
- Girl with a thorn in her side, de Sidsel Dall (2009 – 3:36 – Reino Unido)
- Barren hands, de Rory Stewart (2010 – 6:00 – Reino Unido)
- Sunday, de Jacques-Louw Pienaar (2009 – 4:38 – Reino Unido)
- Tauri, de Marcio Miranda Perez (2010 – 7:00 – Brasil)

Assista ao trailer de Exlibris:


Temps D’Images Portugal

Temps d’Images é o único festival anual transdisciplinar de Portugal, e reúne trabalhos que foram concebidos para interagir e promover o diálogo artístico entre a imagem em movimento e as artes performativas (teatro, dança ou performance em tempo real). Seu objetivo maior é promover a reciclagem de todas as vertentes artísticas e abrir espaço para jovens criadores nacionais e internacionais – sobretudo estreantes. Para isso, apresenta uma programação ampla e diversificada que inclui espetáculos, ciclos de cinema, exposições e uma mostra competitiva internacional.

Trata-se de um festival marcado pela aproximação entre artistas de diferentes expressões, por encontros e discussões criativas, pela troca, visibilidade e circulação dos trabalhos que ganham exibição a cada edição que é realizada. Um exemplo do crescimento e do prestígio que o Temps D’Images Portugal tem ganhado principalmente na Europa é o reconhecimento obtido com o filme “Silêncio”, de François-Jacques Ossang, que foi viabilizado e produzido pelo próprio festival e recebeu o Prêmio Jean Vigo 2007 – o que rendeu ao filme a exibição no Festival de Cannes. “Silêncio” é inédito na América Latina e faz parte do programa cedido ao CineEsquemaNovo pelo Temps D’Images. Todos os filmes desta mostra foram produzidos pelo festival e concebidos para a interação simultânea com performances no palco.

Complementando a parceria entre os dois festivais, o diretor do Temps D’Images, António Câmara Manuel, estará presente no CEN e integrará o júri de premiação da mostra competitiva de curtas e médias-metragens. Com uma longa trajetória de atuação em vertentes artísticas variadas, Manuel é co-fundador da Eira, produtora portuguesa de dança contemporânea, e também produtor de cinema, teatro e televisão. Assumiu a direção artística do festival Temps D’Images em 2003 e desde 2009 é responsável também pela direção de produção do FUSO – Festival Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa, único evento dedicado ao gênero realizado na capital portuguesa.

Programa do Temps D´Images Portugal que será exibido no CineEsquemaNovo:

- Silêncio, de F.J. Ossang (Portugal / França)
- The end of a love affair, de João Fiadeiro e Pedro Costa (Portugal)
- A landscape of failure, de Miguel Bonneville (Portugal)
- Curso de silêncio, de Miguel Gonçalves Mendes (Portugal)

Assista a um trecho de “Silêncio”, de F.J.Ossang:

O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) acontece de 23 a 30 de abril no Centro Cultural Usina do Gasômetro, Cine Bancários, Cine Santander Cultural e Atelier Subterrânea. Conta com o patrocínio da Oi e da Petrobras, e é financiado pelas leis Federal (Rouanet) e Estadual (LIC-RS) de incentivo à cultura. A co-realização é da Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio cultural da Oi Futuro e Santander Cultural, e apoio do Cine Bancários e Atelier Subterrânea.

About these ads

Sobre Cine Esquema Novo

Pensado desde 2001, realizado desde 2003, o Cine Esquema Novo é um festival que usa a palavra "cinema" no sentido mais amplo possível.

  1. Pingback: BAFICI na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN « Blog do CineEsquemaNovo

  2. Pingback: Temps D’Images Portugal na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN 2011 « Blog do CineEsquemaNovo

  3. Pingback: Semana de Cine Experimental de Madrid « Blog do CineEsquemaNovo

  4. Pingback: European Media Art Festival na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN 2011 « Blog do CineEsquemaNovo

  5. Pingback: Minuto CineEsquemaNovo 2011 #2 « Blog do CineEsquemaNovo

  6. Pingback: Itinerância do CineEsquemaNovo 2011 leva 15 filmes a São Paulo e Belo Horizonte « Blog do CineEsquemaNovo

  7. Pingback: BAFICI na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN | Cine Esquema Novo

  8. Pingback: CEN na Semana de Cine Experimental de Madrid | Cine Esquema Novo

  9. Pingback: European Media Art Festival na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN 2011 | Cine Esquema Novo

  10. Pingback: Minuto CineEsquemaNovo 2011 #2 | Cine Esquema Novo

  11. Pingback: Semana de Cine Experimental de Madrid na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN 2011 | Cine Esquema Novo

  12. Pingback: Temps D’Images Portugal na Mostra Panorama Festivais Internacionais do CEN 2011 | Cine Esquema Novo

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: